Slide

YA Books, bons ou ruins?

o que é ya book

Olá, pessoal! Estive um tempinho ausente devido a faculdade, mas já estou de volta!

Hoje trouxe um assunto polêmico que divide os adolescentes que estão na fase pseudo-cult, uma grandiosíssima batalha de palavras difíceis colhidas no Tumblr: YA Books!

Mas espera ai! Antes de tudo: você sabe o que são YA Books?
Os YA Books(Young Adult Books) são livros destinados à adolescentes na faixa etária de 14 e 21 anos, também conhecidos como YA-Lit.

Os YA Books dividiram opiniões com relação a Harry Potter a principio, já que o livro tido como infantil atraiu também adolescentes e adultos, além de mostrar várias questões da passagem da infância para a adolescência. No Brasil a maior popularização do gênero aconteceu após a chegada da série Crepúsculo de Stephenie Meyer.

o que é ya book

Sobre a situação no Brasil, o assunto já causou diversas discussões se esses livros seriam "bons" ou "ruins". Como qualquer coisa que acabe ficando popular, foram alvo de fortes críticas negativas com relação a imaturidade, a escrita fraca, enredo simples, clichês e ao reforço de estereótipos.

A verdade é que antes de livros tão simplistas, o jovem brasileiro no geral não lia. E já dizia aquele ditado "mais vale um pássaro na mão do que dois voando", não é?
De fato vivemos em uma era marcada por adolescentes antes do Tumblr e depois do Tumblr. Isso demonstra bem como uma rede social realmente pode influenciar uma geração, ou uma geração pode influenciar uma rede social.
Antes do tal site, vivíamos na época de "estar na moda é legal", calças coladas, músicas que todos ouviam, emos, Orkut e uma escrita floreada, onde todo mundo queria ser "emuúxinhoh s2" e então passamos para a fase "ser diferente igual a todos é legal", café, livros, coques, flores, preto e branco, bandas que quanto mais desconhecidas melhor e até mesmo paçoca entrou na onda da moda; afinal "como ser uma Tumblr girl?" é o que todos buscam.

o que é ya book

Os YA Books ganharam força nessa época, tanto pelo público que se apaixonou, quanto pelo público que criticou firmemente.
Mas a verdade é que nenhum livro é de todo ruim, porque é um livro e pode ser um conhecimento a mais para alguém. Os YA vieram muito bem a calhar com uma geração imaginativa e que precisa ter uma leitura fácil, simples e agradável, uma leitura por prazer e não buscando reafirmar sua inteligência.
Vale também lembrar que "clichê" não significa "chato" ou "ruim". Mesmo entre grandes obras esse termo ainda é muito utilizado, e é claro que em algumas situações pode se tornar massante, mas cada pessoa é um ser único e cada um adora um conjunto de clichês diferente.

Enquanto a época do Orkut pensava nas mil e uma aplicações da letra "h" nas palavras, a geração marcada pelos YA valoriza a escrita correta e um texto coerente. E sinceramente eu não vejo como isso poderia ser algo ruim!

Em contrapartida aos benefícios da ênfase na leitura, alguns títulos, especialmente os que tratam o tema romance, ainda pecam em um aspecto importante: o perfil da heroína. Claro! Há exceções(e muitas!), mas em via de regra... é uma fanfic e total fan-service em que a garota é tímida, não faz absolutamente nada e então o cara(sempre poderoso) se apaixona por ela.

Felizmente, estamos vivenciando uma nova mudança no comportamento geral dos jovens e até mesmo uma linguagem mais despojada nas redes sociais com abreviações novamente, menos preocupação com as regras gramáticais no geral e com o intuito de chocar e divertir. Isso também fez com que os YA Books que reforçavam estereótipos juvenis perdessem um pouco o mercado e deram lugar a novas obras com aventuras e relacionamentos mais reais.

E não posso deixar de fora uma série que gosto muito e se enquadra no gênero: Jogos Vorazes.
Apesar de não gostar do final "comercial de margarina", o desenrolar é envolvente e não foi atoa que gerou uma legião de fãs, a produção de 4 filmes e uma corrente de novos livros inspirados em sua história.

o que é ya book

Não acredito na total influência de livros em cima do comportamento dos jovens, mas sim que isso é diversas vezes imposto, inclusive na forma de livros. Oque gera uma literatura que sob um olhar técnico pode ser considerada um fiasco. Ainda assim, toda leitura tem seu valor e mesmo que seus pontos negativos devam ser apresentados, a capacidade e inteligência de quem gosta de lê-los não deve ser subjugada.

E você, gosta de algum YA Book? Conta pra gente nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário