Slide

Dia da Toalha, do Orgulho Nerd ou Glorioso Dia?

dia da toalha dia do orgulho nerd e glorioso 25 de maio

E ai, você sabe o que é comemorado hoje? Dia da Toalha, Dia do Orgulho Nerd ou mesmo O Glorioso 25 de Maio? A resposta é clara: todos são comemorados hoje!
Mas você sabe de onde surgiu o Dia da Toalha, o Glorioso Dia ou de onde tiraram que nerd precisa de um dia pra comemorar seu orgulho? Então vem comigo!

Vamos começar falando um pouco sobre o Dia da Toalha!
Dia da Toalha douglas adams

O dia da toalha é, nada mais nada menos, que uma homenagem ao grande escritor Douglas Adams, autor de uma das obras mais apreciadas dentro do meio literário geek: O Guia do Mochileiro das Galáxias. 
The Hitchhiker's Guide to the Galaxy no original, é uma "trilogia" de cinco livros é do gênero ficção científica(e comédia): O Guia do Mochileiro das Galáxias(1), O Restaurante no Fim do Universo(2), A Vida, o Universo e Tudo Mais(3), Até mais, Obrigado pelos Peixes!(4) e  Praticamente Inofensiva(5).
Dia da toalha dia do orgulho nerd

Onde você pode comprar o kit dos livros do Guia do Mochileiro das Galáxias:

Provavelmente no dia de hoje você viu diversas referências como "toalha" e o famoso "42", mas afinal o que significa? Não entre em pânico! rs Vou explicar: 
São referências à série de livros de Douglas Adams. Segundo Adams "A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo (...). Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito"
Quanto ao famigerado "42", esta é a resposta de um robô para a o sentido da vida, o universo e tudo mais.

- Mas o que o tal do "orgulho nerd" tem a ver?
dia do orgulho nerd

25 de Maio foi a data escolhida para promover a iniciativa de difusão da cultura nerd/geek, teve iniciativa na Espanha  em 2006 com o "Dia del Orgullo Friki", e se espalhou pelo mundo através da internet.
A data foi intitulada como "Dia do Orgulho Nerd" em especial por conta da première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977.

E, além desses dois ÓTIMOS motivos para se comemorar o dia 25 de Maio, temos também O Glorioso 25 de Maio! Que é uma homenagem a outro grande autor: Terry Pratchett por conta da sua incrível obra Discworld, série que é famosa por suas sátiras(inclusive a grandes autores como  J. R. R. Tolkien e C.S. Lewis). A data 25 de maio está na obra, e é o dia em que se comemora a chamada Revolução Gloriosa, onde a monarquia de Discworld é substituída por uma república.

GLORIOSO 25 DE MAIO

Discworld é um mundo plano repleto de magia e sustentado por quatro elefantes gigantescos (Grande T'phon, Tubul, Berilia e Jerakeen), que, por sua vez, estão sobre o casco de uma tartaruga, a Grande A Tuin. Esse conceito foi inspirado na mitologia hindu.
Há maior dificuldade para encontrar a obra completa de Terry aqui no Brasil e mesmo os sites que têm disponível ou em sebos online, em sua maioria trazem apenas a versão em inglês.

Independente do que você deseje comemorar hoje, priorize acima de tudo a sua individualidade! Bravejar o seu gosto não fará ninguém pensar como você. Se orgulhe acima de tudo de ser você mesmo!

3 comentários:

  1. Eu sempre ouvi falar sobre esse dia mas nunca soube direito sua origem. Sempre tive vontade de ler os livros do mochileiro, acredito que ainda lerei hehehe
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pra mim só é o dia da Toalha, porque não há nada mais importante que uma toalha u.ú hahaha
    anaxiphiliablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu conheci esse dia na escola, através de amigos otakus que sempre carregavam toalhinhas nesse dia haha
    Sabia um pouco sobre a origem, nunca tinha ido a fundo disso, adorei poder ler um pouco mais!
    Beijo

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir